sábado, 16 de novembro de 2013

Teias e cadeias alimentares

Teias e Cadeias Alimentares

Ciclos biogeoquímicos

Teias e cadeias alimentares
 Os seres vivos de uma comunidade são ligados através de sua alimentação

Cadeia Alimentar: é uma sequência de seres vivos na qual uns comem aqueles que os antecedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que os seguem. A cadeia mostra a transferência de matéria e energia por meio de uma série de organismos.

Níveis Tróficos:
Nível trófico é a forma que cada ser obtém alimento num ecossistema, assim, existem:

- Produtores: 
são os vegetais que são seres autotróficos, com clorofila e que por meio da fotossíntese, fixam a energia luminosa, utilizam substâncias inorgânicas simples (água e dióxido de carbono) e produzem substâncias orgânicas complexas (glicose, amido);

- Consumidores Primários ou de Primeira Ordem: são os organismos que comem os produtores, são heterotróficos e geralmente herbívoros;

- Consumidores Secundários ou de Segunda Ordem: 
alimentam-se dos herbívoros, sendo representados por carnívoros;

- Consumidores Terciários ou de Terceira Ordem: 
são os carnívoros maiores que se alimentam de carnívoros menores (e assim por diante);

O homem pode ser consumidor de 1ª,2ª ou de ordem superior.

- Decompositores: 
finalizando a cadeia alimentar, aparecem os decompositores, microrganismos representados por bactérias e fungos que decompõem a matéria orgânica e transformam-na em inorgânica. São muito importantes, tendo-se em vista que realizam a reciclagem da matéria, devolvendo os elementos químicos ao ambiente.

Teias Alimentares:
São conjuntos de cadeias alimentares num ecossistema que se interligam.



Fluxo de energia e de matéria: todo ser vivo necessita de energia, que é utilizada para as diversas atividades diárias. Todo o ser vivo é constituído por matéria.

Num ecossistema o fluxo de matéria mantém-se constante ao longo da cadeia alimentar ou ecossistema ao passo que o fluxo de energia perde-se.